Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

I Conferência Regional de Políticas para Mulheres


Propostas para o âmbito Nacional por Eixo Temático do II Plano Nacional de Política para Mulheres - Plenária Final

EIXO 1 – AUTONOMIA ECONÔMICA E IGUALDADE NO MUNDO DO TRABALHO, COM INCLUSÃO SOCIAL
Nível Nacional:
1. Divulgar as políticas existentes sobre regulamentação do trabalho.
2. Capacitar diferentes profissionais sobre leis trabalhistas para divulgação desses direitos em áreas rurais e urbanas.
3. Criar de mecanismos de fiscalização do trabalho doméstico informal e de mulheres trabalhadoras do campo.

EIXO 2 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NÃO-­SEXISTA, NÃO-­RACISTA, NÃO-­HOMOFÓBICA E NÃO-­LESBOFÓBICA
Nível Nacional:
1. Implementar programa de reprodução assistida para lésbicas.
2. Produzir materiais áudio-visual cujo enfoque seja direcionado à desconstrução de mitos sobre gênero, raça,/etnia e homossexualidade.
3. Produzir materiais didáticos e de formação com conteúdo que promova o enfrentamento e o combata ao sexismo, ao racismo e à homofobia.

EIXO 3 - SAÚDE DAS MULHERES, DIREITOS SEXUAIS E DIREITOS REPRODUTIVOS
Nível Nacional:
1. Criar e implementar políticas públicas de saúde sexual para mulheres adolescentes, lésbicas e idosas.
2. Garantir a fiscalização e a existência de recursos humanos e materiais para o cumprimento da norma técnica de atendimento a mulheres em situação de abortamento nos serviços de saúde.
3. Incluir as temáticas de gênero e enfrentamento da violência doméstica e contra a mulher nos currículos dos cursos de nível médio e superior de formação de profissionais da saúde numa perspectiva não sexista, não racista, não homofóbica e não lesbofóbica.

EIXO 4 - ENFRENTAMENTO DE TODAS AS FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
Nível Nacional:
1. Constituir políticas públicas para o enfrentamento da violência contra a mulher que incluam os municípios com menos de 100.00 habitantes.
2. Promover ações de acompanhamento às mulheres em situação de violência.
3. Capacitar os recursos humanos das instituições que atuam no enfrentamento da violência contra a mulher e/ou violência doméstica incluindo as áreas da saúde, assistência social e aparatos judiciais e policiais.

EIXO 5 - PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NOS ESPAÇOS DE PODER E DECISÃO
Nível Nacional:
1. Reforma política com adoção do modelo de sistema eleitoral proporcional com lista fechada sendo a mesma elaborada com nomes alternados de mulheres e homens.
2. Financiamento da campanha proporcional à política de cotas, com 30% do recurso destinados à campanha de candidatas mulheres.

EIXOS 6 E 7- DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO MEIO RURAL, NA CIDADE E NA FLORESTA, COM GARANTIA DE JUSTIÇA AMBIENTAL, SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR/ DIREITO À TERRA, MORADIA DIGNA E INFRA-­ESTRUTURA SOCIAL NOS MEIOS RURAL E URBANO, CONSIDERANDO AS COMUNIDADES TRADICIONAIS
Nível Nacional:
1. Divulgar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) capacitando as mulheres para acesso a seus incentivos e benefícios.
2. Revisão da Declaração de Aptidão ao PRONAF para facilitar o acesso das mulheres às políticas da agricultura familiar.
3. Garantir acesso às políticas públicas para os municípios que estão foram dos territórios de cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário