Observatório da Violência Contra Mulher



Observatório da Violência contra a Mulher:
busca ativa de casos e análise integrada de dados
                                  
A informação sistematizada sobre a ocorrência dos casos atendidos nos serviços de saúde é de suma importância na construção de ações de enfrentamento da violência, pois é a partir de tais informações, que a rede de atenção à mulher em situação de violência poderá se estruturar.
A subnotificação de casos de violência tende a se potencializar nos municípios de pequeno e médio porte, como é o caso de Viçosa-MG, devido a diversos fatores como, por exemplo, à precariedade de funcionamento das instituições e serviços responsáveis pela produção das informações.
Dado os problemas enfrentados na notificação dos casos, bem como a importância da produção de informações para planejamento de ações de enfrentamento à violência, a busca ativa de casos tem sido priorizada como estratégia de qualificação das informações sobre violência no campo da saúde.
Entendemos que, somente a partir do conhecimento sobre a dimensão e características do problema, será possível enfrentá-lo. Nesse sentido, é importante o investimento em ações, que incluem a formação de agentes públicos para notificação de casos de violência contra a mulher, a sistematização, análise e divulgação periódica das informações subsidiando o planejamento e avaliação das ações e políticas de enfrentamento da violência, além da articulação das ações dos diferentes atores envolvidos no enfrentamento da violência em Viçosa.


Para acesso aos dados disponíveis sobre a violência contra a mulher em Viçosa - MG clique no link a baixo, o arquivo será aberto com extensão PDF:

Os dados são referentes ao grupo de trabalho "Observatório da Violência", que compõe eixo do Programa Casa das Mulheres.


Ano: 2015 (Link arquivo)
Ano: 2016  (Link arquivo)
Ano: 2017 (Link arquivo)
Ano: 2018 (Link arquivo)
Ano: 2019 (Link arquivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário