Por que 16 dias?
O período de 25 de novembro a 10 de dezembro foi escolhido como foco de ação da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres por compreender quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos. No Brasil, a Campanha começa mais cedo, dia 20 de novembro, para destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.
20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra
Instituído em 1978, o Dia Nacional da Consciência Negra lembra a inserção do negro na sociedade brasileira e sua luta contra a escravidão. A data lembra o dia 20 de novembro de 1695, dia do assassinato de Zumbi dos Palmares, ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade.
25 de novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres
Homenagem às irmãs Mirabal, opositoras da ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, na República Dominicana. Minerva, Pátria e Maria Tereza, conhecidas como "Las Mariposas", foram brutalmente assassinadas no dia 25 de novembro de 1960.
1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à Aids
No dia 1º de dezembro, o mundo se mobiliza para promover ações de combate à Aids. No Brasil, todos os anos o Ministério da Saúde promove a Campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids, que busca estimular a prevenção e diminuir a disseminação do vírus HIV. Estatísticas indicam crescimento significativo e preocupante de casos de mulheres contaminadas, inclusive no Brasil, fato que levou o Governo brasileiro a lançar o Plano de Enfrentamento da Feminização da Aids e outras DST.
6 de dezembro – Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá)
Quatorze estudantes da Escola Politécnica de Montreal foram assassinadas, no dia 6 de dezembro de 1989. O massacre tornou-se símbolo da injustiça contra as mulheres e inspirou a criação da Campanha do Laço Branco, mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres. No Brasil, a partir de 2007, é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Lei nº 11.489, de 20/06/2007).
10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos
No dia 10 de dezembro de 1948, a Declara ção Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), como resposta à violência da Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, os artigos da Declaração fundamentaram inúmeros tratados e dispositivos voltados à proteção dos direitos fundamentais. A data lembra que violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos.
PROGRAMAÇÃO NIEG Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
Programa Espaço Mulher – Radio Montanhesa – Programa Sonia Santana:
13 – Direitos Humanos e Laço Branco - Marcus Nunes e Karibé
20 – Dia da Consciência Negra - Neli Gonçalvez e Maria José
27 – Violência Contra a Mulher – Ana Flávia Diniz e Marisa Barletto
04 - Combate a Aids – Secretaria Municipal de Saúde e Paula Dias Bevilaqua
Cine Clube Carcará
filmes seguidos de debates
17 – 16h - A Cor Púrpura
22 – 16h - Terra Fria
24 – 14h - As noivas do Cordeiro
01 – 16h - Meninos não choram
Casa das Mulheres na Praça:
sábados (20, 27 e 04) barraca da Casa das Mulheres na Praça Silviano Brandão, pela manhã, para panfletagens da Rede Protetiva a Mulheres Vítimas de Violência
Barraca do PET Saude – violência contra a mulher:
06 de novembro – Santo Antonio
04 de dezembro – São José do Triunfo
Solenidade do Pacto Municipal de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher
data a definir
Eleição novos representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
data a definir
Nenhum comentário:
Postar um comentário