sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Corpo e Saúde: Significados de Planejamento Familiar, Sexualidade e Reprodução para as Mulheres Surdas de Viçosa, MG - Brasil

Integrantes do “Projeto Corpo e Saúde” e convidadas, Da esquerda para direita em pé: Mylene (convidada), Grazi (convidada), Ana Luisa(orientadora), Renata(convidada), Laís, Débora; agachados: Thiago, Paola, Janayna, Sandra e Luana.

O projeto “Corpo e Saúde” visa investigar os significados atribuídos pelas mulheres Surdas refletindo a respeito das noções de gênero, vulnerabilidade e saúde sexual e reprodutiva. No que interfere as formas de acesso e inclusão nos serviços de saúde, especificamente no que se refere às ações e programas que compõem as políticas de atenção à saúde da mulher, estão centradas nesta pesquisa buscando entender as questões de vulnerabilidade com mulheres Surdas, que se autodenominam pertencentes a uma cultura Surda, além de compreender como elas percebem esses espaços e descrevem os tratamentos recebidos Em especial, pretende-se verificar como são realizadas as informações e indicações de métodos contraceptivos, cuidados durante o período gestacional e estruturação familiar. Dessa forma, importa conhecer a existência ou não de determinadas práticas específicas, tais como a forma de comunicação utilizada na hora do atendimento e as trocas de informações entre pacientes e os agentes de saúde em Viçosa.
Dessa forma, em parceria com o NIEG – Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero e o financiamento do CNPq será realizado o mapeamento dos serviços públicos de saúde da cidade onde são efetuados atendimentos à essas mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário