quarta-feira, 14 de novembro de 2012

“Mulheres que Inovam” incentiva qualificação feminina em mecânica, construção civil e tecnologia


A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), lançou no Palácio do Planalto, em Brasília, “Mulheres que Inovam - Campanha de Qualificação pelo Pronatec”, na última segunda-feira (12/11).
"Com essa campanha queremos promover a autonomia econômica das mulheres, incentivando-as a se qualificar em cursos gratuitos, voltados para os setores que estão em expansão, em profissões tradicionalmente masculinas”, destacou a ministra Eleonora. “Mulheres que Inovam” é coordenada pela SPM e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Eleonora Menicucci assinalou que, na última década, ampliaram-se as transformações na vida das brasileiras e ocorreu um crescimento da população economicamente ativa feminina. Acrescentou que políticas que contribuam para que as mulheres permaneçam no mercado de trabalho são cruciais para a sua independência, para o desenvolvimento da sociedade e até para a sobrevivência do sistema de proteção social.
Rompendo barreiras - De acordo com a ministra, são majoritariamente masculinos os setores econômicos da indústria da construção civil (96,5%), extrativista mineral (90,2%), e os serviços industriais de unidade pública (82,8%), e, em grau menor, a agropecuária (67,3%) e a indústria de transformação (66,4%). Apenas as atividades do setor serviços são femininas (52%).
“O Pronatec Brasil Sem Miséria é uma das linhas de ação inseridas no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM), com o objetivo de incentivar as mulheres a romper com a marca de um trabalho partido em profissões femininas e masculinas. E, com isso, o Pronatec quebra esse paradigma”, avaliou a ministra Eleonora.
Para maiores informações acesse o site da Secretaria de Políticas para Mulheres:

Nenhum comentário:

Postar um comentário