quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Realizado Seminário sobre o Protocolo Municipal de Atenção às Mulheres em Situação de Violência

Na tarde da quarta-feira (26), aconteceu na Sede do Instituto Municipal de Assistência aos Servidores (IMAS) a apresentação do Protocolo Municipal de Atenção às Mulheres em situação de Violência. 

Seminário sobre o Fluxo de Atendimento aos Casos de Violência Sexual em Viçosa
Foto: Ana Gabriela Motta

O Protocolo foi elaborado pelo Comitê de Vigilância do Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, em parceria com o Conselho Municipal de Direito das Mulheres (CMDM), com o objetivo de estabelecer as diretrizes, procedimentos institucionais e coletivos de atendimento às vítimas de violência sexual.

A necessidade de criar políticas públicas para essa situação tem sido uma tendência em diversos municípios, baseado no grande número de casos de violência contra as mulheres. Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica/Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, durante o ano de 2013 foram registrados pelo menos 600 casos, considerando que muitas vítimas não prestam queixas. Por este motivo, o CMDM mobilizou parceiros para construir o documento.

No evento foi apresentado o Fluxo de Atendimento aos Casos de Violência Sexual em Viçosa, com todas as ações que devem ser tomadas pelas instituições participantes da Rede Protetiva instituída pelo Protocolo Municipal (Lei Municipal n.2417/2014). São essas: Casa das Mulheres, Delegacia da Polícia Civil, Hospital São Sebastião, Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Centro Viva Vida, Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Hospital São João Batista, Polícia Militar e Posto de Perícia Integrada (PPI).


Fonte: Câmara Municipal de Viçosa
com adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário