terça-feira, 16 de outubro de 2012

Curso de Formação em Libras com os profissionais de saúde

Cursistas e faciliatoras participando das dinâmicas da oficina

A equipe responsável pela pesquisa intitulada “Corpo e saúde: Significados de Planejamento Familiar, Sexualidade e Reprodução para as Mulheres Surdas de Viçosa- MG, Brasil”, através de questionários aplicados nas unidades de saúde de Viçosa para averiguar quais atendem pessoas surdas, como se dá este atendimento, a necessidade de acompanhantes nas consultas e formação dos agentes para atender este público, identificou que em nenhuma dessas instituições possuem profissionais com alguma capacitação para atender pessoas surdas.
Com o surgimento dessa demanda, aconteceu entre os dias 11 e 26 de setembro o Curso de Formação em Libras/módulo introdutório aos profissionais de saúde de Viçosa que trabalham nas unidades de Estratégia de Saúde Familiar - ESF. Foram três equipes de agentes de saúde, técnicos em enfermagem e enfermeiras (os) totalizando 107 cursistas.
O curso possibilitou a maioria dos participantes desconstruir percepções que muitas vezes eram preconceituosas e dar espaço para uma mentalidade em que os surdos não são pessoas diferentes, que as limitações de comunicação são deles e dos “ouvintes” também. Apesar do limite de tempo foi possível transmitir os sinais mais utilizados no cotidiano, e o alfabeto datilológico, a participação ativa dos presentes foi motivacional aos organizadores do evento. Todas (os) estão ansiosas (as) no aguardo do segundo módulo do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário