segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Secretaria de Políticas para as Mulheres debate papel dos centros de referência e atendimento à mulher


Os centros de referência de atendimento à mulher foram tema do debate realizado pelo Grupo de Trabalho instalado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, nesta quarta-feira (17/10). Entre os temas, foi abordada a perspectiva na melhora no funcionamento desses espaços e o debate de como esses espaços poderão contribuir ainda mais no enfrentamento à violência contra as mulheres.
A secretária Executiva da SPM, Lourdes Bandeira, que coordenou os trabalhos, ressaltou que os centros representam um lugar de acolhimento e orientação para as mulheres em situação de violência. De acordo com ela, mais do que receber orientações, essas mulheres precisam ser ouvidas. “Precisamos desenvolver uma cultura auditiva para entender certos tipos de violência, já que em muitos casos, ela não deixa marcas visíveis. Trata-se da chamada ‘violência sem sangue’, que também pode ser entendida como violência psicológica”. Alertou que, mesmo não sendo visíveis, elas deixam marcas tão profundas quanto as agressões físicas.
A coordenadora do Centro de Referência da Maré no Rio de Janeiro e professora da Universidade Federal do RJ (UFRJ), Lilia Pougy, reforçou a importância da capacitação dos profissionais que trabalham nos centros e uma continuidade no atendimento às vítimas de violência doméstica, “até que ela se sinta protagonista de sua própria vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário