segunda-feira, 18 de março de 2013

Bloco em combate às Opressões na marcha Nicolopes 2013

A Marcha da Nicolopes aconteceu no dia 16 de março e nós marchamos para mostrar que a gente quer transformar o conservadorismo e a lógica opressiva dessa Universidade!!!

CONTRA O MACHISMO, RACISMO, HOMOFOBIA!

Além da marcha, realizamos uma oficina de preparação de materiais super legal na sexta-feira, que contou com a participação de todos os grupos envolvidos no bloco!

Contextualizando todo mundo do motivo do bloco e também da nossa singela homenagem ao Vice Reitor Demétrius:

A ideia do Bloco contra as Opressões vem da articulação das organizações construtoras do Fórum de Políticas de Combate às Opressões da UFV realizado em 2012. Tem o objetivo de criar mecanismos de prevenção e combate às práticas de opressões na UFV.

Essas práticas fazem VÍTIMAS TODOS OS DIAS, e frequentemente são invisibilizadas, como NADA É FEITO, elas se perpetuam. Num contexto em que ainda são consideradas normais as várias formas de violência contra mulheres, negrxs e LGBTs, a luta dos grupos ligados ao combate às opressões na universidade torna-se ainda mais difícil quando não se encontra reconhecimento da administração da UFV, essa não oferece apoio para nenhuma atividade no campus que fortaleçam os grupos. Tampouco se percebe iniciativa ou interesse institucional em ações de conscientização para o combate ao racismo, (visível, p.ex., no descaso como a UFV está lidando com a implementação das cotas), ou para o combate das outras formas de discriminação e violência (contra mulheres e LGBTs).

É perceptível o AUMENTO DAS RESTRIÇÕES às entidades e movimentos progressistas exatamente num momento em que tentam se rearticular os grupos conservadores na Administração da UFV, além do incentivo à organização de uma juventude PARTIDÁRIA E DE DIREITA. O recrudescimento no trato com as organizações sociais e a implementação de uma POLÍTICA CONSERVADORA na universidade fazem parte da agenda do atual vice-reitor, PROF. DEMETRIUS, e isso vem crescendo o que significa a desvalorização da luta social e, dentro dela, a falta de incentivo às políticas de combate ao racismo, machismo e homofobia.
É por isso nós vamos colocar o nosso bloco na rua para mostrar que nós não estamos alheixs a todas essas movimentações e para dizer, com ousadia e irreverência: NÃO PASSARÃO!!

A gente quer mais condições de avançar no combate ao machismo, ao racismo e a homofobia: Demetrius, PSDB, esse bloco é pra você(s)!

Para ver mais fotos da marcha, clique aqui! 
Créditos da imagem desta postagem: Gabriela Gasparotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário