quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Abertura da Semana de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres aconteceu nesta terça

A abertura da Semana de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, uma parceria da Universidade Federal de Viçosa, Casa das Mulheres, Divisão de Saúde, Divisão Psicossocial, Departamento de Medicina, Departamento de Enfermagem, Diretoria de Logística e Segurança, DCE e outras instituições, teve abertura oficial ontem, dia 26 de novembro. O tema do primeiro dia foi "Saúde e Divisão Psicossocial"


Viviani Silva Lirio, professora da UFV, assessora para assuntos comunitários e presidente da comissão que elaborou a Semana do "Diga Basta!", contou como surgiu a idéia: "A Semana surgiu da Comissão de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, criada pela professora Sylvia do Carmo Castro Franceschini (Pró-reitora de Assuntos Comunitários). A comissão tem a função de propor uma política de enfrentamento à violência contra a mulher e uma das primeiras ações propostas foi criar um espaço de debate do tema. Como dia 25 de novembro é uma data internacional para a eliminação da violência contra as mulheres, nós propusemos essa semana".


Segundo a Pró-reitora de Assuntos Comunitários, Sylvia do Carmo Castro Franceschini, a Semana marca uma primeira ação no combate a violência contra mulher: "a Pró-Reitoria pretende começar a trabalhar mais com as formas de opressão, já que em uma universidade, onde a universalidade de idéias deveria existir, é inadmissível a opressão."
Além de Viviane Lirio e Sylvia Franceschini, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares também participou da abertura. 



Viviani Lirio, Nilda Ferrera e Sylvia Franceschini.
Na primeira parte da abertura foi apresentado uma cena do grupo teatral Policultura, ligado ao NIEG. O grupo surgiu em 2012, a partir da dramatização de casos relatados dentro da Casa das Mulheres. A peça encenada nessa terça -feira, contra a historia de Joana e Mário, um casal que tem a violência doméstica inserida dentro de seu cotidiano. Além da dramatização do tema, a encenação traz à cena a Rede Protetiva (CRAS, CREAS, Delegacia, Defensoria Publica, etc).



Após esse primeiro momento, foi feita uma roda de conversa com médicas e enfermeiras que abordaram a temática da violência na perspectivava da saúde. A doutora Mônica Mattos esteve presente, assim como a psicóloga Grasiela Gomide, da Divisão Psicossocial. Compareceram também as professoras do Departamento de Enfermagem, Lilian Fernandes e Erika Andrade. 
A temática do dia tinha como intuito orientar a mulher que sofre violência, principalmente sexual, sobre o que ela deve fazer na área médica. 
"Quando você consegue reunir, levantar uma discussão, que nem a gente fez hoje, é um resultado muito positivo. Elas (as pessoas que estão presentes na conversa) se tornam multiplicadores", disse Mônica.


Mônica Mattos
Profª Lilian Ares, do Departamento de Enfermagem.




Roda de conversa reuniu profissionais da saúde e estudantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário