A temática do dia foi Lei Maria da Penha. A defensora pública da comarca de Viçosa, Ana Flávia, comentou um pouco do dia a dia de seu trabalho e a estrutura de funcionalmento da lei: quem ela assegura, a medida protetiva, quem foi Maria da Penha, como o ciclo da violência se faz, como era antes da lei, o dano psicológico que a mulher violentada é submetida, além de explicar os tipos de violência existentes. "É importante fortalecer e empoderar a mulher sobre os seus direitos. O espaço universitário é o ambiente para isso".
A defensora trouxe dados importantes para a conversa, que demonstram que a desigualdade de gênero é ainda muito forte em uma sociedade: "os homens tem 20 vezes mais chances de ocupar um cargo de importância do que uma mulher. Vivemos em uma sociedade muito machista ainda", disse Ana Flávia. A conversa com os participantes foi bem enriquecedora, onde casos de opressão de gênero no ambiente universitário foram trazidos e debatidos na plenária.
Se você precisa ou se conhece alguém que precisa da Defensoria Pública, anote onde ela fica e seu horário de funcionamento:
Dentro do Fórum de Viçosa, na Avenida Gomes Barbosa, nº 865. A sala da Defensoria é a 103 e o atendimento é de segunda a sexta, sempre no período da tarde. O atendimento é por ordem de chegada.
Laura Lélis é estudante de Direito, bolsista do NIEG e emprestou seu talento para o espaço cultural desta quinta.
A conversa desta quinta levantou pontos como discriminação de gênero. |
A defensora pública Ana Flávia foi a convidada da Semana para conversar sobre a Lei Maria da Penha. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário